Vida

Liberdade

Nesses últimos tempos venho pensando sobre liberdade. Aquela que eu almejei desde pequena, pois mesmo quando criança, eu já queria ter minha liberdade. Poder agir sozinha e saber me cuidar sem ninguém para me segurar, mas essa desejada liberdade veio sempre acompanhada de enfrentamentos e lutas. Tive que lutar depois que meu pai morreu para ter minha independência, minha liberdade de escolher o que quero e saber viver com as perdas da vida. 

Tive que lutar contra aqueles que me amavam, mas que queriam me colocar numa caixinha e me esconder do mundo, pois tinham medo de que mundo me machucasse ou me encantasse tanto a ponto de me perder por ai. 

Tive que enfrentar meus maiores medos, meus receios e tive que passar por tudo isso sozinha, porque ninguém poderia me ajudar nisso.

Tive que correr atrás de emprego e aguentar pessoas me dizendo: “você é nova demais pro que quer’’ ou ‘‘você não vai conseguir sozinha’’. 

Tive que rir dessas pessoas e conseguir o que queria, apesar de nova, para que assim acreditassem que é possível. 

Enfrentei meu primeiro e segundo término de relacionamento, assim como tive que ter coragem para começar meu primeiro e segundo relacionamento.

E tive que entender que liberdade não é sair fazendo besteiras, bebendo loucamente por tristeza ou por felicidade.

Liberdade não é magoar outras pessoas só porque você pode fazer o que quer.

Tive que duvidar de mim, de quem eu sou e do que eu quero para o futuro, para então decidir de fato o que fazer adiante. 

Enfrentei cada sensação que tive, cada pensamento ativo, cada pessoa que parou e me disse: “não”. Ou cada pessoa que me fez melhor e teve que ir embora.

Eu tive que aprender a dizer adeus, mesmo querendo que as pessoas permanecessem pra sempre. 

Aprendi a ter mais paciência, calma, me entender e entender aqueles que me rodeiam. Mas o que eu aprendi de fato foi ter a liberdade de ficar miseravelmente só e saber lidar com isso, saber lidar comigo.

Eu entendi então, finalmente, que liberdade não é apenas uma sensação, não é estar sozinha e fazer o que bem entendo a hora que bem entendo… Não!

Liberdade é saber conscientemente que certas coisas não são feitas para durar e que tudo é possível se eu quiser que seja. 

Liberdade é poder escolher o que é de fato melhor pra mim e me comprometer a ir atrás disso. 

Hoje, sem perceber, descubro que sou livre.

Ariane Moura

Um comentário em “Liberdade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s